PORTAL PAU D'ARCO DO PIAUÍ       PUBLICIDADEShttp://portalpaudarco.comunidades.net/contatosPUBLICIDADIES..

Informática
Informática

Confira dicas de informática para concursos públicos

.

Candidatos que se preparam para prestar concursos públicos sabem que o conteúdo de informática pode ser um fator determinante na hora da nota final. A maioria dos concursos públicos cobra até cinco questões sobre o tema e o mínimo de acerto exigido é de 50%, mesmo critério aplicado para outras matérias.

Informática possui muitas peculiaridades quando comparamos com outros assuntos cobrados em concursos, como Direito Civil e Penal, por exemplo. E como o conteúdo da disciplina é muito extenso e as vezes complexo, algumas dicas são válidas para aprimorar os estudos.

INFORMÁTICA EM CONCURSOS PÚBLICOS

Professor de informática focado em concursos públicos da LFG, Carlos Viana dá algumas dicas importantes para você estudar corretamente a matéria. "O primeiro segredo é entender que a informática cobrada em concursos públicos não é a mesma informática que usamos em casa, no dia-a-dia. É um erro algumas pessoas acharem que, por saberem mexer em um computador, conseguirão ir bem na prova”, explica.

O QUE CAI NA PROVA

O professor Carlos Viana conta que as questões de informática nos concursos públicos cobram, essencialmente, três segmentos. São eles os sistemas operacionais, como Windows e Linux, softwares de escritório, composto por Microsoft Word, Excel e Power Point. E, por fim, Internet, que aborda navegadores, segurança da informação e conceitos de internet.

SISTEMAS OPERACIONAIS

Os concursos exigem que o candidato conheça os sistemas operacionais Linux e Windows. “Linux e Windows são sistema operacionais, ou seja, programas que gerenciam o hardware e o software da máquina e intermedeia a comunicação entre o usuário e o computador”, explica.

INTERNET

O professor conta que em concursos públicos, as questões de informática relacionadas à Internet são conceituais e técnicas. Os concursos trazem perguntas como, por exemplo, “conceitue internet”, ou então, “conceitue backbone”, ou ainda, “fale sobre os protocolos da internet”, e o professor Carlos explica:

“Backbone é toda infraestrutura para interligar equipamentos, como computadores, notebooks ou celulares, em uma macrorregião”, diz Carlos.

“Já os protocolos da internet são basicamente programas utilizados como padrão de comunicação na internet. Há um protocolo que rege toda a ação que se faz na internet. A ação de navegar na Web, por exemplo, é regida pelo protocolo HTTP, que coordena essa tarefa. Já a tarefa de enviar e-mails é executada pelo protocolo SMTP”, explica Carlos.

SOFTWARES

Power Point

Carlos explica que Power Point está na maioria dos editais, mas não se costuma cobrar muitas questões sobre o assunto. “Uma dica para acertar as poucas questões sobre o programa é ficar atento ao tópico ‘slide mestre’”, comenta.

Excel

O professor de informática para concursos da LFG explica que, quando se trata de softwares de escritório como o Excel, muitas perguntas também são relacionadas à parte técnica. “O assunto mais cobrado sobre Excel são funções, então é preciso conhecer muito bem temas como ‘função média’ e a ‘função soma’, que são bastante utilizadas no dia a dia dentro dos órgãos públicos", comenta.

Word

"Já sobre Word, as pessoas acham que teclas de atalho é o pior assunto cobrado nos concursos, mas eu acredito que essa seja a parte mais básica". As questões costumam perguntar em qual menu ou em qual guia se encontra uma determinada função, por exemplo, "qual é o atalho e em qual guia encontramos a opção de criar um link?". Ou então, "em qual guia e menu está a opção contagem de palavras?".

Para finalizar, o professor Carlos Viana aconselha os concursandos a escolherem um bom livro, em vez de vários livros medianos. "Outra boa maneira de estudar informática para concursos públicos é resolver exercícios divididos por cada tópico", finaliza.

Publicidades

.

.

CLIQUE AQUI E SEJA UM DOS NOSSOS ANUNCIANTES>

Seja um dos nosso anunciante, clique aqui>>

topo