PORTAL PAU D'ARCO DO PIAUÍ       PUBLICIDADEShttp://portalpaudarco.comunidades.net/contatosPUBLICIDADIES..

Saúde
Saúde

Atualizado 28/11/18 às 14:06 horas

Equipe de saúde do Saraiva abraça campanhas pela prevenção do diabetes e do câncer de próstata

Até o dia 30 de novembro, Pau D’arco do Piauí, realiza campanha especial na cor azul contra o diabetes e o câncer de próstata. Conhecida como Novembro Azul, a mobilização busca chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce dessas doenças. E no dia 27 de novembro, foi a vez da Equipe de Saúde do Saraiva, realizar suas atividades, no Posto de Saúde Torquato Mendes, na localidade do Saraiva, valorizando essa grande campanha.

De acordo com a Enfermeira da Unidade de Saúde do Saraiva, Irene, a recomendação é de que os homens comecem a realizar exames de próstata de forma periódica a partir dos 40 anos.

“Da mesma forma que as mulheres se cuidam e fazem exames, os homens também precisam. Quanto mais cedo atentar para a saúde da gente, melhor para prevenir e, se for o caso, tratar a doença de forma precoce”, ressaltou a infermeira.
Para fazer exame do toque ou PSA (de sangue), basta procurar uma unidade básica, passar por consulta médica para solicitação do exame.

Com as recomendações, do Dr Inacio, muitos que nunca tinha realizado o exame do toque, se sentiram estimulados a cuidar mais da saúde. Onde teve alguns comentários dos participantes “Nunca fiz o exame de próstata, mas vou fazer agora. Uma parte é ignorância, porque é para nossa saúde e tem que fazer o mais rápido possível. Por isso é importante uma palestra dessas”, considerou.

A manhã foi bastante movimentada, com palestra e conversa de rodas com o Dr Francisco Inácio “Dr. Bobó”, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, coletas de exames de PSA, aferição de preção arterial, glicemia entre outros exames, finalizando com um saudável café.
.

.

.

.

.

.

.

.

.

Matéria: Portal Pau D'arco do Piauí


Atualizado em 09 de novembro de 2018 às 09:26

Secretaria de Saúde de Pau D’arco do Piauí, abre campanha Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata e Diabetes

.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nessa quinta-feira (08), em reunião juntamente com o prefeito Nilton Bacelar, planejaram a campanha Novembro Azul (câncer de próstata e diabetes), que dará início na próxima semana, em alerta aos homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e diabete. Com palestras e conscientização, o lançamento da campanha, em Pau D’arco, ocorrerá no centro na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Alves de Lemos e na zona rural na unidade de saúde Torquato Mendes na localidade Saraiva, sem esquecer que será realizada também campanhas educativas e algumas localidades do município.
Na próxima segunda sairá programação de toda a campanha.


Atualizado em 21 de junho de 2018 às 12:32

Secretaria de Saúde e o NASF de Pau D’arco do Piauí, realiza campanha Junho Laranja e Junho Vermelho

Nessa sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Pau D’arco do Piauí e o Núcleo de Apoio à Saúde as Família – NASF, realizaram duas campanhas: Junho Laranja (Em combate a anemia) e o Junho Vermelho (Mês da doação de sangue).

.A nutricionista Amanda, fez uma palestra sobre a campanha do junho laranja (Em combate a anemia), com os seguintes comentários. “O objetivo da ação é promover esclarecimentos sobre a doença, como ela é originada, os sintomas e as formas de tratamento” . Na ocasião, a nutricionista também tirou dúvidas sobre o assunto.

A nutricionista fez ainda alguns comentários: “Verduras escuras são excelentes fontes de ferro. Os alimentos que são fontes de fibra, aveia, sementes, castanhas e grãos são importantes para a saúde, além de serem excelentes fontes de ferro. As frutas secas também entram na lista. Damasco, ameixa e uva passa são alguns exemplos”. Afirmou a Nutricionista Amanda

A coordenadora de Atenção Básica Alzineide Silva, ficou com os comentários da campanha Junho Vermelho (Mês da doação de sangue), e fez os seguintes comentários: “Junho Vermelho, mês definido no calendário nacional para lembrar a importância da doação de sangue e buscar mais doadores fidelizados. Além disso, a campanha tem o objetivo de reforçar o estoque de sangue”. “A doação de sangue é um ato de solidariedade e que efetivamente salva vidas. É um ato simples que faz toda a diferença — Disse a Coordenadora de Atenção Básica Alzineide Silva.

Ao finalizar a palestra foi oferecido um delicioso e saudável lanche, todo o evento foi organizado pela prefeitura municipal, secretaria de saúde e NASF.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Matéria e imagens: Portal Pau D'arco do Piauí


Atualizado em 14/05/2016 às 22:46 horas

Campanha de vacinação contra a Gripe tem continuidade nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Pau D’arco do Piauí divulgou o calendário de campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 (Gripe). A campanha que teve o “Dia D” no dia 12 de maio na Unidade de Saúde Francisco Alves de Lemos, segue agora na zona rural do município.

A vacina contra a Influenza H1N1 tem como público prioritário: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Para ser imunizado, as pessoas que se encaixam nos públicos citados devem se dirigir aos postos de vacina portando o cartão do SUS e/ou cartão de vacina.

.

.

.

.

.

.

.

.

Calendário de vacinação

Confira abaixo os postos de vacinação.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE PAU D’ARCO-PI
CRONOGRAMA CAMPANHA DE VACINA CONTRA INFLUENZA
PERÍODO DE 23 ABRIL A 01 DE JUNHO DE 2018

PSF: FRANCISCO ALVES DE LEMOS

.
PSF: TORQUATO MENDES

.

Publicidades

.

CLIQUE AQUI E SEJA UM DOS NOSSOS ANUNCIANTES>

 

topo