PORTAL PAU D'ARCO DO PIAUÍ       PUBLICIDADEShttp://portalpaudarco.comunidades.net/contatosPUBLICIDADIES..

Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde

Atualizado em 25 de julho de 2018 às 10:59 horas

Julho Amarelo: Secretaria de Saúde de Pau D’arco do Piauí, realiza campanha de combate às hepatites virais

Ações acontecerão na manhã de hoje com objetivo de alertar e orientar à população

.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais celebrado no dia 28 de Julho, a secretaria de Saúde de Pau D’arco do Piauí realizou na manhã de hoje (25) a campanha “Julho Amarelo”.

As ações tem como objetivo de alertar, orientar e oferecer à população testes rápidos para a detecção de hepatites virais, bem como, conscientizar os profissionais de salão de beleza sobre a importância da vacina contra a hepatite B e as medidas de segurança nesses ambientes de trabalho, afirmou a Coordenadora de Atenção Básica, Alzineide Silva.

O objetivo da Secretaria de Saúde é intensificar a vacina anti-hepatite B para os grupos específicos, ou seja, profissionais de salões de beleza. "Nosso propósito é alertar às pessoas para que procurem pela prevenção deste vírus. Atividades educativas e orientações estão sendo feitas da melhor maneira pelos nossos profissionais e a vacina é gratuita em nossos postos de saúde. Além disso, disponibilizamos os testes rápidos que serão feitos e que indicam se o indivíduo teve contato com o vírus da hepatite C”, ressalta a secretária de Saúde, Magda Dias.

As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e fácil de pegar. Já a hepatite A é transmitida pela água ou alimentos contaminados. Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem por isso é de grande importância a realização do teste. As hepatites virais estão entre os graves problemas de saúde pública. A maioria das pessoas não sabe que são portadoras do vírus. É de extrema importância que a população participe, pois quanto mais cedo for diagnosticada a doença, o tratamento será mais efetivo", comentou , Dra JULIANNA FANY.

Dra Juliana deu continuidade aos conetários: “A Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes, etc, sendo as mais comuns as do tipo A, B e C” afirmou Dra JULIANNA FANY .

Além dos teste rápido, foi também realizado testes de glicemia, aferição de pressão arterial. A população presente ficaram muito satisfeitos com os trabalhos oferecido pela prefeitura e secretaria de saúde de Pau D’arco do Piauí.

Matéria e imagensPortal Pau D’arco do Piauí

 

.

.

.

.

.

.

.

,

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Matéria e fotosPortal Pau D’arco do Piauí

 


Atualizado em 05 de junho de 2018 às 08:39 horas

Profissionais da saúde de Pau D’arco do Piauí recebem capacitação em tuberculose

.

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais da saúde sobre a prevenção, promoção e recuperação de pacientes com tuberculose, a Secretaria de Saúde, capacitou técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais, nesta quarta-feira, dia 04, na câmara municipal de Pau D’arco do Piauí.

De acordo com a coordenadora da atenção básica, Alzineide Silva, as orientações foram sobre a investigação epidemiológica, sintomática respiratória dos pacientes, coleta de exames e orientações gerais. “Nos últimos anos Pau D’arco não tem nenhum caso confirmado, mas acredito que possa existir pacientes com a doenças, é por esse motivo que reforçamos a qualificação dos nossos profissionais, pois a preocupação da administração do nosso município é com bem está e saúde da nossa população”, ressalta.

Alzineide Silva relata ainda “Essa qualificação serve para melhorar a qualidade e eficiência da assistência aos pacientes. Resolvemos orientar os técnicos de enfermagem e ACS para fazer um ciclo em prol do trabalho realizado com os usuários”, destaca a coordenadora de atenção básica.

Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa de transmissão respiratória, afetando principalmente os pulmões. A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através da tosse, fala ou espirro. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, suor noturno, emagrecimento, falta de apetite e fraqueza.

.

.

.

.

Matéria: Portal Pau D’arco do Piauí
Fotos: Alzineide Silva


Atualizado em 24 de abril de 2018 às 08:18 horas

Secretaria de Saúde de Pau D’arco inicia campanha de vacinação contra H1N1

A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pau D’arco do Piauí. A campanha iniciou no dia 23 de abril e vai até o dia 01 de junho.

.

Crianças de 6 meses a menor de 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, (45 dias após o parto) professores, pessoas com doenças crônicas graves (Veja lista das doenças crônicas) e profissionais da saúde devem receber a dose da vacina.

“Devemos ressaltar que as pessoas com comorbidades precisam de uma declaração médica para receberem a vacina. Só receberá a vacina aquelas com comorbidade grave, como por exemplo transplantados ou que tenham alguma doença que baixa a imunidade”, afirma a Coordenadora de Atenção Básica Enfermeira Alzineide.

A campanha de vacinação contra Síndrome Gripal segue até 01 de junho. A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza.

"O Dia D de mobilização da campanha será sábado, 12 de maio, e terá como ponto de concentração o Posto de Saúde Francisco Alves de Lemos, no centro da cidade, a partir das 8h.

O Ministério da Saúde preconiza que pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade sejam vacinadas. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

“Devemos nos prevenir contra o vírus Influenza, lavando sempre as mãos e evitando aglomerados de pessoas. Se a pessoa apresentar febre alta, dor de garganta, coriza no nariz, dor no corpo e dificuldade para respirar deve procurar imediatamente atendimento médico e hidratar bem seu corpo. Beber muita água e líquidos para que urine da cor da água que bebe também é muito importante, pois o corpo bem hidratado tem mais chances de reagir contra o vírus”, destaca a Coordenadora de Atenção Básica Enfermeira Alzineide.

Confira abaixo os postos de vacinação.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE PAU D’ARCO-PI
CRONOGRAMA CAMPANHA DE VACINA CONTRA INFLUENZA
PERÍODO DE 23 ABRIL A 01 DE JUNHO DE 2018

PSF: FRANCISCO ALVES DE LEMOS

.

PSF: TORQUATO MENDES

.

Publicidades

.

.

CLIQUE AQUI E SEJA UM DOS NOSSOS ANUNCIANTES>

Seja um dos nosso anunciante, clique aqui>>

topo